3 erros de marketing nas mídias sociais que você precisa conhecer



Você sabia que os gastos com anúncios de mídia social em 2020 somaram US$ 132 bilhões ? E está crescendo. De acordo com Statista, por exemplo, espera-se que a contagem suba para o norte de US$ 200 bilhões até 2024.


Os EUA são, de longe, o maior mercado de anúncios de mídia social do mundo. No entanto, isso não significa que os profissionais de marketing de outras nações também não estejam aproveitando as plataformas de mídia social.


Mesmo as empresas mais experientes em tecnologia, com departamentos de marketing formados por pessoas espertas, geralmente cometem alguns erros comuns. O problema? Você não quer desperdiçar seu orçamento de marketing cometendo erros facilmente evitáveis.


Continue lendo para aprender sobre três erros de marketing de mídia social que você pode estar cometendo. Você também aprenderá o que mudar para aproveitar ao máximo seus esforços de marketing de mídia social.

Erro nº 1: não planejar

Uma das piores coisas que você pode fazer é lançar uma campanha de marketing de mídia social sem planejamento e preparação adequados. O velho ditado de que não planejar é como planejar o fracasso soa verdadeiro mesmo na era digital. Pode parecer óbvio traçar uma estratégia, mas muitas empresas falham nesse ponto crucial. Se você não tem um plano, você pode estar jogando um bom dinheiro atrás do mal.


Ao planejar, anote os objetivos específicos que deseja alcançar, como planeja chegar lá, quanto tempo a campanha durará e quanto dinheiro é necessário para a campanha.


Também é importante que você descubra como medir os resultados de sua campanha de marketing. De que outra forma você saberá se foi ou não bem-sucedido ou se precisa dinamizar no meio da campanha?

Erro nº 2: não definir o público-alvo

Outro erro comum de marketing de mídia social que muitas empresas cometem é não definir adequadamente seu público-alvo. Diferentes estratégias funcionarão melhor com diferentes demografias-alvo. Portanto, antes de destinar um único dólar para sua campanha, descubra seu público-alvo. Essa é a única maneira de montar uma estratégia que tenha um impacto significativo.


Ao reservar um tempo para definir seu público-alvo, você também poderá escolher as plataformas de mídias sociais que melhor se alinharão aos seus objetivos. Existem toneladas de sites de mídias sociais, e mais estão surgindo todos os dias. Mas algumas plataformas de mídias sociais atraem mais alguns dados demográficos do que outros. Conhecer seu público ajudará você a selecionar as plataformas certas.

Erro nº 3: não acompanhar o Analytics

Se você vai lançar uma campanha de marketing de mídia social, você precisa acompanhar as análises. Como mencionado acima, rastrear essas informações é como você pode avaliar o desempenho. Se você vai dedicar fundos ao marketing digital, você vai querer saber o seguinte:

  • Quem está respondendo?

  • Em quais anúncios as pessoas estão clicando ou interagindo?

  • Quanto tempo as pessoas ficam em páginas específicas?

O que pode ser medido deve ser medido. Sua empresa pode aproveitar os dados extraídos da análise para ajustar seus esforços de marketing de mídia social. O que você faz com a análise pode fazer ou quebrar sua estratégia de marketing de mídia social.


Uma coisa a considerar é a importância de ter um site eficaz para direcionar as pessoas de volta. Deixar de ter um site profissional com alta pontuação em estética, layout, velocidade de carregamento e outros fatores importantes limitará a eficácia de seus esforços de marketing de mídia social. É uma razão para considerar contratar os serviços de uma agência de web design.


A terceirização é importante quando você não tem o talento interno. Você também pode precisar dos serviços que uma empresa de desenvolvimento de software personalizado oferece.


Estes são apenas alguns exemplos de alguns dos erros de marketing de mídia social mais comuns que muitas empresas – grandes, grandes e intermediárias – normalmente cometem.


Como você não quer comprometer seus esforços de marketing, evite esses e outros erros.

Assim, você poderá aproveitar o poder das mídias sociais para comercializar sua empresa de maneira eficaz e eficiente. Entre em contato com a Bmore para te ajudar a evitar esses tipos de erros.